358. Até quando…?

Cícero acusando Catilina no Senado Romano - autor não identificado

Cícero acusando Catilina no Senado Romano – autor não identificado

“Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência?”. É uma das mais famosas sentenças das “Catilinárias”, de Cícero, grande mestre romano da oratória, contra Lúcio Sérgio Catilina, acusado de planejar tomar de assalto o Estado romano.

Até quando a nossa paciência será testada pela classe política e seus disparates? A eleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência do Senado é sandice com poucos precedentes. Somente o golpe que originou o regime republicano faz-lhe alguma sombra.

Mas nada nesta república é gratuito. Em 1918, Monteiro Lobato já definiu bem o que o Legislativo do País havia se tornado: “antessalas de fâmulos”, lugar de homens que vivem com as mãos molhadas, em teatrais facciosismos. Une-os a ganância, a fome de benesses, o dolce far niente. E quem dera o problema se limitasse ao Legislativo federal…

Mas nada é de graça, e Calheiros é peça do xadrez sujo jogado em Brasília. O senador é apenas um peão, e o PT pode apossar-se da presidência da Casa comendo-o. Não há muitos motivos para que tal peça, carunchada de processos, fosse eleita.

Ou talvez haja um projeto de longo prazo: a supressão do Senado. Há uma corrente do PT — liderada por Tarso Genro — que defende o unicameralismo, ou seja, um regime com apenas uma câmara legislativa. Desgastando a Casa, enfraquece-se o Parlamento, transfere-se mais poder ao Executivo e ficam mais fáceis as manobras populistas.

Precisamos aprender a pensar como o PT e deixar de olhar apenas o imediato. Ele está sempre adiante e, se nada for feito, vai ficar no poder pelo século todo, pois, entre nós, Catilina venceu Cícero.

* * *

Publicado na Tribuna Impressa de Araraquara em 8/2/2012.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: