356. Rescaldo

A comoção é péssima conselheira. E é o que ficará patente nos próximos dias, na cobertura do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, no que pode ser o segundo pior incidente do tipo no Brasil, perdendo apenas para o incêndio do Gran Circus Norte-Americano, que ocorreu em Niterói, em 17/12/1961, e vitimou 372 pessoas, crianças em sua maioria.

E a comoção causada pelo incêndio da boate levantará várias questões relativas à segurança e à administração de casas noturnas. Teremos debates intermináveis nos meios de comunicação com especialistas em segurança, que sugerirão mudanças nas leis que regulam o funcionamento desses estabelecimentos. Começará a caça às bruxas, o Poder Público surgirá como depositário inconteste do que é melhor para seus administrados.

Analisando a coisa friamente — além da comoção, a reflexão objetiva é necessária —, segurança é um assunto mais privado que público. Serei sincero em dizer que boates juntam duas coisas que me enchem de pavor: lugar fechado e multidão, ingredientes de grandes desgraças — basta lembramos-nos do incidente do Cine Oberdan, na Capital, em 1938, causado por um falso alarme de incêndio. Resultado: 31 mortos, pisoteados; 30 eram crianças.

Mesmo que a responsabilidade dos donos da boate seja mínima — ao que parece, as vistorias e a documentação estavam em ordem — algum buraco, fresta ou desatenção será achado para condenar os responsáveis, porque pais indignados querem justiça, o que é plausível. Os ânimos e a opinião pública precisam ser aplacados.

Afinal, as desgraças pontuais passam e o Brasil continua sendo o país do samba, do futebol, do Carnaval, da Copa, das Olimpíadas, da inconsequência e da amoralidade; essas duas últimas sim, desgraças perenes.

* * *

Publicado na Tribuna Impressa de Araraquara em 29/1/2013.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: