347. A falta de legitimidade e suas consequências

A violência e a criminalidade que aterrorizam não apenas a população de Araraquara, mas a de todo o País, é somente a face mais aparente da desagregação institucional que já é parte da sociedade brasileira desde sua fundação.

A justificada falta de apreço que temos por nossas instituições políticas e sociais é fruto de seu inchaço e burocratização; em poucas palavras, há muito cacique para pouco índio e, logo, o sentido original de autoridade, por ser muito diluído e estar ainda sendo usurpado por tiranetes de repartição, perdeu totalmente o sentido.

A concepção democrática de autoridade criada pela Revolução Americana e disseminada pela Revolução Francesa, ou seja, de que ela emana do povo e condensa-se nos poderes eleitos — em oposição ao direito divino do Ancien Régime, mostra-se falha. Não há engajamento real dos cidadãos na construção do Estado: a indiferença generalizada — e até mesmo discretamente fomentada — deixa o terreno livre para os interessados em fazer da política profissão. Daí inclusive a “reserva de mercado” de somente permitir o acesso a cargos eletivos àqueles que são filiados a um partido.

Esse tipo de corporativismo no meio da coisa pública tende a gerar privilégios que, por sua vez, desgastam e retiram toda legitimidade de tais instituições. Dos cargos eletivos, o descrédito espalha-se para as instituições auxiliares da república: polícia, empresas mistas, escolas. Tudo que tem o adjetivo “público” ou “estatal”, passa a inspirar desconfiança, em vez de transparecer a legitimidade que deveria ter algo estabelecido pelos poderes investidos do voto popular.

* * *

Publicado na Tribuna Impressa de Araraquara em 8/1/2013.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: