345. Números

Há um dito popular que diz que há mentiras, há grandes mentiras e há a estatística. A blague baseia-se no fato de a opinião pública ser absolutamente manipulável; nem é necessário esconder todos os números ou alterá-los: basta publicar os que são mais convenientes e convenientemente omitir os restantes.

Somos absolutamente influenciáveis pela força dos algarismos: temos uma democracia que se baseia única e exclusivamente em critérios numéricos, independente se o voto foi pensado e repensado ou apenas influenciado por aquele panfletozinho largado “acidentalmente” na porta da seção eleitoral, e somos uma sociedade que se impressiona pela pujança econômica.

Araraquara recebeu muitos investimentos no ano que terminou ontem, mas também foi um ano em que a violência teve uma escalada quase que sem precedentes. Fala-se da “qualidade de vida” araraquarense — acho que as pessoas que dizem isso evitam sair do Centro, do núcleo da Vila Xavier ou da Vila Harmonia. Não conhecem a nova cidade que cresce ao redor, os pés que são já maiores que a cabeça.

Temos de ter em mente que o bem-estar econômico é algo passageiro; basta ver a crise que atinge a Europa do Welfare State. Se o dinheiro se vai, resta para um povo apenas sua dignidade e suas raízes culturais, coisas que entre nós são excessivamente fracas. Ou seja, uma sociedade que unicamente se agrega em volta do dinheiro, sem dele efetivamente fazer bom uso, como os novos ricos que se preocupam unicamente em ostentar.

Espero que 2013 não seja outro ano de “números”, mas um ano de crescimento real, de crescimento da percepção das pessoas de seu papel na sociedade.

* * *

Publicado na Tribuna Impressa de Araraquara em 1º/1/2013.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: