343. Outro conto de Natal

janio

Qual não foi a minha surpresa quando encontrei o Espírito do Natal Passado vagando na noite do Bulevar dos Oitis. Óculos, o inconfundível passo torto. Sim, era o presidente Jânio Quadros.

— O senhor talvez não sai­ba, mas deveria sabê-lo, que, no meu governo, combati a cor­rupção de modo vivaz. Minha música de campanha já dizia, “varre, varre, vassourinha…”, distribuí broches de latão em formato de vassoura…

— Mas, presidente, se me per­mite interrompê-lo, a corrupção continua ser combatida… ou tal­vez nem isso… faz-se apenas um teatro: mídia, tribunais… a lei, toda furada, permite todo o tipo de trapaça e tramoia… e ainda batem no peito, jurando pela alma da mãe morta.

Jânio olhou-me de cima a baixo.

— Então continua tudo igual…

— Sinto dizer que sim, presi­dente. Os políticos continuam a manter serviços públicos precá­rios para ter o que prometer nas eleições. Nas eleições, quase todos os jingles fazem rimas com em­prego, saúde e educação… e todos são honestíssimos até a primeira falcatrua, até a primeira botija beijada. E nenhum erra; são pegos em flagrante e têm a desfaçatez e contarem as mentiras mais desla­vadas… um horror!

— Então, nada muda… agora entendo, tudo faz sentido.

— Como?

— Não sou apenas o Fantasma do Natal Passado, mas também fui nomeado Fantasma do Natal Presente e Fantasma do Natal Fu­turo, porque tudo é igual. Mudam leis, mudam personagens, muda até mesmo a Constituição, esse cartapácio inútil, mas os vícios são os mesmos…

Fiquei na calçada enquanto observava o Fantasma de Todos os Natais afastar-se, batendo o sapato nas pedras da calçada e amaldiçoando as forças ocultas e Carlos Lacerda.

* * *

Publicado na Tribuna Impressa em 25/12/2012.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

