342. Mensagem de Natal e Ano-Novo

Amigos, colegas, concidadãos, leitores,

Com as festividades, encerramos mais um ano difícil para o Brasil. Mais um ano em que reinou o facciosismo de partidos que ora estão no poder, mais um ano em que se confunde economia forte com desenvolvimento humano, como se tudo fosse passível de ser resolvido somente com a força circulatória do papel-moeda.

Mas também foi um ano em que o brasileiro pôde sonhar com um pouco de justiça, pois os responsáveis pelo Mensalão foram, pelo menos, julgados e condenados. Se vão cumprir suas penas são outros quinhentos; tendo em vista de como o Estado está aparelhado por um partido que confunde poder político com tomada do poder, é possível que todo o esforço titânico da maior corte do País esteja fazendo água, numa clara manobra de fomentar ainda mais a crise institucional e o descrédito das instituições democráticas que se vê no Brasil há muito tempo.

Aproveitemos as festas de fim de ano não como um período de esbórnia, como fazem muitos, mas dediquemos esse tempo a uma reflexão profunda sobre a o que devemos fazer para a conquista de valores tão necessários à sociedade, ao povo e às instituições brasileiras: honra, hombridade e honestidade, pilares básicos da vida civil, mas que têm sido espezinhados e deturpados ao bel-prazer de quem usa os termos, como os notórios pilantras que se valem da candura dos conceitos para esconder suas falhas de caráter.

O Brasil precisa de um esforço conjunto, de uma renovação social e moral para os anos que virão. A economia tem crescido, mas a cultura não tem acompanhado. Talvez mesmo tenha declinado. Um país financeiramente rico, mas sem passado e sem cultura, é somente mais um arrivista. As benesses oriundas do bem-estar econômico são passageiras se o povo que delas goza não souber crescer cultural e espiritualmente.

Meus votos aos amigos, colegas e leitores é para que usem a passagem simbólica da virada do ano e das comemorações do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo para tais reflexões.

Um feliz Natal e próspero Ano-Novo

e que Deus nos ajude.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: