332. Catalunha triunfante

É fato que, sendo fruto da união dinástica entre os reinos de Castela e Aragão, a Espanha é — mesmo 500 anos depois — um país artificial. Vários povos agitam-se sob o lodaçal pesado do espanholismo, cuja face mais tenebrosa hoje é a imposição do castelhano — ou, como dizem, “espanhol” — como “língua comum” a todos os cidadãos do país.

Catalães, bascos e galegos, que têm línguas que não são o espanhol, durante décadas foram obrigados a limitar sua fala ao âmbito doméstico, com grandes prejuízos para a cultura desses povos.

Parece que a Catalunha é a primeira dessas regiões hispânicas a começar um processo de autodeterminação, não sem apupos, críticas e até mesmo ameaças vindas do governo de Madri. Depois da multitudinária manifestação do último 11 de setembro (Dia Nacional da Catalunha), o presidente da Generalitat — o governo autonômico catalão —, Artur Mas, resolveu dissolver o parlamento regional e convocar novas eleições, ocorridas no último domingo.

Embora o partido de Mas, a Convergència i Unió (CiU), almejasse a maioria absoluta do legislativo catalão — 62 cadeiras de 135 —, não a conseguiu; mas partidos que também encarnam o ideário soberanista — com destaque para a Esquerra Republicana Catalana (ERC) — têm dois terços da Casa, o que possibilitará convocar o referendo de autodeterminação para 2014, uma data emblemática para os catalães.

É bem possível que, depois de tanto tempo, comece a tomar corpo um “Adéu, Espanya!”.

* * *

Publicado na Tribuna Impressa de Araraquara em 27/11/2012.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: