318. Ressaca

Eu votei, você votou, nós votamos. Elegemos um prefeito. No nosso caso específico, reelegemos quem ocupava a cadeira, Marcelo Barbieri. Não nutro esperanças. Não pense o prefeito, se por acaso deitar os olhos nestas linhas, que é pessoal. Não, procuro sempre ser republicano no sentido mais estrito da palavra. Mesmo que qualquer outro postulante ganhasse, eu estaria desiludido do resultado.

A segunda-feira pós-pleito é de ressaca, tanto dos eleitos, embriagados pela vitória, quanto dos derrotados, pois a derrota também embebeda. Os eleitores também estão com dor de cabeça, daquelas que o simples ato de pôr o pé no chão é trabalhoso. As portas das escolas estão atulhadas de panfletos.

Festa da democracia tivemos, mas não há sal de frutas que cure o enjoo dos próximos quatro anos, quando os eleitos recuarão para seus gabinetes e se dedicarão às habituais intrigas palacianas.

Não obstante a apatia que caracteriza nossas eleições, algumas mudanças na Câmara. Parece que a grita contra o ‘autoaumento’ causou algum estrago eleitoral. O PT regional também sofreu alguns reveses, apesar de o ex-presidente Lula ter dito “que o povão está mais preocupado com a queda do Palmeiras que com o Mensalão” — outra de suas frases de boteco que não condizem com a dignidade do cargo que ocupou —, parece que a coisa não foi bem assim: embora tenha ganhado Boa Esperança do Sul, Rincão e mantido Matão, não reconquistou Araraquara — sofrendo inclusive um “encolhimento proporcional” na Câmara, com sua bancada passando de 3/13 para 3/18 — e ainda perdeu Américo — onde Ademir Gouvêa era candidato à reeleição — e São Carlos — lá Osvaldo Barba também pelejava pelo segundo mandato —, Nova Europa e Motuca.

Parece que o Mensalão, não obstante Lula, teve mais protagonismo que o cadente Palmeiras. Ainda bem.

* * *

Publicado na edição especial da Tribuna Impressa de Araraquara em 8/10/2012.

Anúncios
Post anterior
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: