310. Análise do(s) discurso(s)

Não se trata aqui de nenhuma disciplina acadêmica, como o título pode sugerir. Dedico as próximas linhas a algumas impressões sobre as sabatinas feitas aos candidatos à Prefeitura e publicadas na edição de domingo (26/8) desta Tribuna.

Os primeiros, definidos em sorteio, foram Márcia Lia (PT) e Valter Merlos (PSD).

O discurso de Merlos é a cansativa ladainha do empresário de sucesso. Dá a entender que administrar uma cidade é como fazê-lo com uma empresa. Mas uma empresa privada não tem parlamento; não basta dar ordens, elas precisam ser endossadas pelo Legislativo. Enfim, a ‘gestão de choque’ é uma expressão bonita, mas oca.

O discurso de Márcia Lia, além das temáticas caras à retórica da esquerda, tem um agravante: “Temos de investir muito para fortalecer a Santa Casa e fazer com que a Maternidade Gota de Leite tenha recursos da Presidenta (sic!) Dilma”. É o tipo de declaração que joga por terra qualquer boa intenção. Pois o que se lê nas entrelinhas é que só teremos as verbas caso o PT volte para a Prefeitura, o que quebra o Pacto Federativo. Se um município não recebe verba porque seu prefeito não é do mesmo partido que a presidente da República, fica claro o aparelhamento do Estado por aquele partido, a face mais pavorosa do fisiologismo.

O que, em tese, é discurso vazio. Em Brasília, o PMDB de Barbieri é da base aliada; o PSD de Merlos e Kassab flerta com o Governo Federal. Logo, o repasse de verbas não será um problema.

A candidata deveria ter repensado e dito “recursos do Governo Federal”, que embora não isento de suspeitas, ficaria mais de acordo com um discurso que se quer — ou deveria ser — republicano.

* * *

Publicado na Tribuna Impressa de Araraquara em 28/8/2012.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: