292. “Eram os deuses astronautas?”, Erich Von Däniken

Domingo, a edição do caderno de cultura Tô Ligado, da Tribuna Impressa de Araraquara, era semitemático. Afinal, era o Dia do Disco Voador. Para fazer jus à data, no Menu Cultural de minha responsabilidade, indiquei um clássico do gênero: “Eram os deuses astronautas?”, de Erich Von Däniken.

Além do que escrevi para o jornal, que está aí logo abaixo, dou um tempero pessoal a coisa. Existia uma edição desse livro na casa da minha mãe, da Melhoramentos, dos anos 70 (cuja capa ilustra o curto artigo). Dos vários livros “doidões” que li — não são muitos, é verdade — esse se preocupa com um mínimo de coerência. Fica para vocês a dica de leitura; ou como diria o suprassumo da cultura brasileira, Chaetano Seboso, “Ou não”.

* * *

Ligação interplanetária

Perguntas que não calam: “Seria o escritor um pinguço?”

Pirado para uns, cientista para outros. Bem ou mal, o ufólogo suíço Erich Von Däniken conseguiu incontáveis admiradores e detratores com seu polêmico “Eram os deuses astronautas?”; a indiferença é impossível.

No livro de 1968, Von Däniken traça liames entre feitos, representações e construções de antigos povos (egípcios, incas) com a possível intervenção extraterrestre. Para o autor, a própria representação de divindades que “vêm do céu” ou “nele estão” aponta para influências vindas de seres oriundos do espaço; ele chega mesmo a propor que a raça humana moderna seria resultado do cruzamento de extraterrestres com primatas.

Embora “Eram os deuses astronautas?” seja sua obra mais conhecida, Von Däniken tem uma produção bibliográfica de cerca de 20 livros, todos voltados para a temática da relação dos seres humanos com a vida inteligente fora da terra.

Anúncios
Post anterior
Post seguinte
Deixe um comentário

1 comentário

  1. Gabriel Bruno de Lemos

     /  02/07/2012

    Este livro realmente é intrigante! Como você bem frisou, a indiferença é impossível. Comecei a ler este livro para “ridicularizar” o autor de uma forma mais embasada. Terminei mais confuso do que nunca!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: