267. De trenzinhos e trenzões

Piuí

De trenzinhos e trenzões

As manhãs de domingo costumam já ser memoriosas por si, mais ainda quando chove. E na manhã chuvosa do último domingo, fomos eu e minha esposa à exposição de ferromodelismo que ocorreu na antiga estação, hoje Museu Ferroviário.

Há quem despreze o ferromodelismo; há quem diga que se trata de coisa para crianças. Não é. É preciso muito trabalho para que uma maquete fique bonita, digna de exposição. Na plataforma feita salão, foi possível observar aqueles senhores — alguns deles, certamente já avôs — cheios de cuidados para com suas maquetes, seus pequenos trens elétricos. Algo belo de ser visto.

Enquanto estávamos na estação, um trem de carga entrou e parou no coberto da gare. Flashes, poses; afinal, em um país em que o transporte ferroviário foi jogado às traças, um trem pode sim emocionar. Principalmente aos que se dedicam a reproduzi-los em miniatura. Sorrisos emoldurados por bigodes já brancos.

Pensar que aquela plataforma era a porta de entrada da cidade na era áurea dos trens de passageiros. Parece que há um estudo do Governo do Estado para novamente ligar com trens a Capital a quatro destinos de médio percurso (Santos, Sorocaba, São José dos Campos e Campinas); as ligações rodoviárias dessas cidades com São Paulo já estão saturadas.

É possível que soluções similares valham também para nós. Trens modernos, rápidos ligando centros regionais, como Ribeirão, Araraquara e São Carlos. É preciso investimento e de gente disposta a investir na modernização da malha e administrar o serviço.

* * *

Publicado na Tribuna Impressa de Araraquara, em 1º/5/2012.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: