263. Pátria presa

O chuvoso sol norte-coreano, Kim il-Sung

Na última sexta-feira 13, o foguete norte-coreano Unha-3 (lê-se “un-ha”) caiu no mar dois minutos após decolar. Ao que parece, o que alarma as potências ocidentais não passa de impotência.

Trocadilhos a parte, o foguete é a metáfora da própria Coreia do Norte, submetida à monarquia socialista da família Kim, à repressão a qualquer coisa que não se alinhe às políticas de Estado, à fome. Há outros países em situação similar: Bielorrússia, Cuba, Irã, Síria. Antes havia também a Líbia.

O que é mais dolorido é que, entre nós, há gente que corrobora com esse tipo de terrorismo de Estado. A matéria “Brasileiras participam de homenagem a Kim Il-sung”, publicada no site do jornal O Estado de São Paulo em 13/4, informa-nos que três brasileiras — incluindo a vice-presidente de um certo Partido Pátria Livre (nanico, imagino), Rosanita Campos — foram participar da celebração do centenário de Kim Il-sung, o patriarca norte-coreano.

Outro membro do trio — uma tal Dilma que não revelou o sobrenome — participa de um certo Comitê de Solidariedade à República Democrática da Coreia e é engajada na defesa da Síria de Bashar Assad, à Líbia de Muammar Gaddafi e tem ligações com o Círculo Bolivariano. Ou seja, esse trio defende e admira ditaduras assassinas, que esmagam liberdades individuais em nome de bustos de Lênin e arranjos de cravos vermelhos nas reuniões do partido. Bonito, mas sanguinário.

Já disse o grande Winston Churchill, em discurso à Câmara dos Comuns, em 1947: “A democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos”.

* * *

Publicado na Tribuna Impressa de Araraquara, em 20/4/2012.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: