262. O furo da placa

Placa de Mombuca/SP

A reportagem sobre a escassez de placas em Araraquara, de autoria da jornalista Luiza Pellicani, saiu nesta Tribuna no último sábado (14/4, p. A7). O tema, para alguns, pode parecer desnecessário, porque grande parte das pessoas conhece as entranhas de seus bairros. Mas uma cidade que tem vocação de centro regional atrai muita gente de fora; logo, precisa ser um pouco menos áspera, principalmente no que se refere à localização eficiente.

Imagino que o tema seja também antigo. Lembro-me da minha primeira visita à cidade e que, andando pelo Centro, percebi a falta da sinalização em vários pontos. Talvez seja besteira, mas parece que as placas dos nomes das ruas, além de informarem o nome, trazem certo conforto — principalmente quando se trata de nomes comuns a ruas de quase todas as cidades paulistas: Nove de Julho, Quinze de Novembro, Sete de Setembro, Bandeirantes.

Uma semana antes de a reportagem ter saído, ou seja, em 7/4, durante almoço na casa do meu sogro, meu anfitrião trouxe novamente o assunto das placas e indagou-me se esse não seria um bom tema para um texto de opinião. Fiquei de pensar e, para o artigo de terça seguinte (10/4), acabei trazendo um motivo mais político. Como se diz nas redações, acabei “tomando furo” da colega Luiza.

O que indica também que a preocupação não é apenas minha ou do meu sogro: é ampla a ponto de ter suscitado uma reportagem. O mais curioso é que, no dia em que a matéria foi publicada, consegui perder-me no espaço entre a São Bento (Três) e a Itália (Sete). Precisava ir à Carlos Gomes (Seis), mas não contava com a existência de uma tal “Cinco e Meio”. Senti na pele que as placas são mais do que raras naquele trecho.

* * *

Publicado na Tribuna Impressa de Araraquara me 17/4/2012.

Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

