243. Imprevisto

Imagem

As agruras do jornalismo impresso

Há fatos cujo controle está acima de qualquer vontade. Basta ter em mente que somos 7 bilhões de cérebros e, tecnicamente, cada um tem seu livre-arbítrio. Nesse ambiente de milhões — limitando-nos aos indivíduos de uma pequena circunscrição territorial — de possibilidades, qualquer tentativa de previsão, por mais científica que seja, é pífia, senão temerária.

Mesmo em assuntos aparentemente certos. Por exemplo, escrevi um texto sobre um projeto polêmico de um vereador de Araraquara com a certeza de suscitar uma discussão — não polêmica, que é coisa para amadores, mas uma discussão sobre a validade da proposta. Tampouco sem agredir a imagem pública do legislador.

Aconteceu o inusitado dentro de um quadro previsível. No mesmo dia de publicação do artigo no jornal impresso — logo, elaborado e limado um dia antes — o vereador apontado no artigo teve sua casa invadida por bandidos logo pela manhã. Inusitado porque ninguém espera ter a casa invadida; previsível porque a onda desse tipo de ação criminosa está em alta em Araraquara, sendo a invasão à casa do político o 16º caso neste ano.

Frente a todo rebuliço que o caso trouxe, óbvio e compreensível que o artigo criticando o projeto fosse posto fora de combate. Talvez alguma pessoa de mais idade o tenha lido e até compreendido, mas certamente teve a visibilidade prejudicada, ou talvez até mesmo uma repercussão negativa para seu autor — eu —, já que os leitores tendem a comparar informações simultâneas com os mesmos protagonistas.

Ponto negativo para mim.

Anúncios
Post anterior
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: