236. Quixotismo institucional

Dom Quixote em seus delírios pela pena mestra de Gustave Doré

A polêmica criada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) com a publicidade do azeite Gallo é, no mínimo, ridícula e despropositada. A leitura nas entrelinhas feita pela ONG ultrapassa o bom senso e, das leituras possíveis, escolhe apenas uma. É tão ridícula que o coordenador nacional da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Jerônimo Silva Júnior, em declaração ao Jornal do Brasil, identificou apenas humor e viu ali o mais acertado: no slogan, lê-se “O nosso azeite é rico, o vidro escuro é o segurança”; basta lembrar do fato que os seguranças sempre estão em trajes escuros.

Outra estupidez crassa fica por conta do Ministério Público Federal em Uberlândia/MG, que quer tirar de circulação do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa por conta das acepções no campo semântico de cigano (cigano, ciganaria, ciganagem). Cabe afirmar duas coisas: primeiro, que não se muda o idioma a canetadas. Se existe o registro no dicionário é porque há — ou houve — o uso daquela palavra naquela chave de leitura. Qualquer alteração nesse sentido não passa de censura branca do politicamente correto ou criação de novilíngua (lembrem-se de “1984”).  Segundo, o dicionário registra as acepções “ofensivas” com a rubrica pejorativo. Ao que parece, no MPF ignora-se a função dos dicionários, pois veem monstros onde apenas há moinhos de vento.

Parece que os verbetes ‘condenados’ estão indisponíveis na versão on-line do dicionário. Espero que nenhum funcionário do MPF apareça-me em casa com uma liminar para levar a página do dicionário em que consta ‘cigano’.

Em suma, falsas polêmicas.

* * *

Artigo publicado na Tribuna Impressa de Araraquara em 8/3/2012. Também no Araraquara.com.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: