228. Divertimentos filológicos

Ortografia: metálica, pesada, porém maleável

Um leitor desta Tribuna fez-me a seguinte observação: “Nas receitas que vejo eventualmente transcritas no jornal, noto sempre a grafia muçarela. Assim, com cê-cedilha mesmo. Curioso porque não vejo essa grafia em lugar algum! É sempre mussarela”.

Queijos e ortografia. Dois assuntos muito passionais, nos quais se formam facções e há feras pelejas. Já diria o General de Gaulle, referindo-se à França, que é impossível governar um país com 246 variedades de queijo. Mas, hoje, nosso assunto é a querela ortográfica apresentada.

Quando se entra em um supermercado ou casa de frios, os tabelões e as etiquetas acusam: mussarela. Por que a insistência, então, da padronização de uma grafia, digamos, estranha? Questão de fidelidade.

O nome do queijo vem do italiano mozzarella. É sabido que o ‘z’ do italiano tem a pronúncia /ts/ — como em pizza — ou /dz/. Que também era a função inicial do cê-cedilha no português medieval.

Embora não pronunciemos mais o cê-cedilha como /ts/, simplificado a /s/, mantém-se para a aclimatação ortográfica da mozzarella. As alternativas indicadas pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da ABL (Volp) são: mozarela e muzarela, mas que não refletem a realidade da pronúncia.

Apenas por curiosidade: o cê-cedilha surgiu para transcrever um som inexistente em latim, por isso a solução ortográfica criativa. Em italiano, a solução foi adotar o zê para o novo som; em português, francês, espanhol (hoje não mais) e francês, usou-se inicialmente um ‘cz’ — um dígrafo hoje visualmente estranho —; logo o zê foi para baixo do cê e tomou a forma de ‘vírgula’ ou ‘gancho’ que hoje tem. Tanto que cedilha vem do castelhano zedilla, ‘pequeno zê’.

* * *

Artigo publicado na Tribuna Impressa de 23/02/2012. Também disponível no Araraquara.com.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: