224. Um século, três reformas

Detalhe do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Portugal)

Parece que nos países lusófonos — mormente em Portugal e no Brasil — existe uma sanha burocrática para com a língua. Das línguas ocidentais ditas “de cultura”, o português é a única que tem acordos ortográficos regulados por decreto. Tivemos três acordos em menos de um século; e mesmo assim, sempre há distensões com a ex-metrópole.

O Formulário Ortográfico de 1943 tirou da escrita as letras dobradas, que se mantinham por etimologia: gramma (peso) passou a ser escrito grama. Assim como os dígrafos etimológicos de Chimica (hoje, Química) ou pharmacia (farmácia). Este formulário não foi implantado em Portugal, que já seguia uma grafia simplificada desde 1911. Tentou-se um acordo em 1931. Tentou-se outro em 1945, mas somente Portugal o adotou; o Brasil continuou com a regra de 1943.

Em 1971, nova alteração entrou em vigor por força da lei federal 5.765, de 18/12. Suprimiram-se dezenas de acentos diferenciais e o secundário em palavras derivadas (bàsicamente, cafèzinho).

Finalmente, em 1990, a Academia Brasileira de Letras e a Academia de Ciências de Lisboa chegaram a uma solução para igualar a grafia dos dois lados do Atlântico. O Brasil adotou o novo em 2010, com prazo de dois anos para sua aplicação; Portugal também, com prazo de seis anos. Não obstante protestos e recusas da intelectualidade portuguesa.

A quase 190 anos de nossa autonomia política, não seria tempo de pensarmos em um padrão brasileiro para a língua? Lembremos da relação entre o holandês e o africânder; faz-se necessário um padrão não apenas ortográfico, mas também sintático. E era bom que a ABL se eximisse de tal carga.

* * *

Texto publicado na Tribuna Impressa de Araraquara em 16/2/2012. Também disponível aqui.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: