217. À espera de um ‘mea culpa’

Banida oficialmente.

O banimento das sacolinhas plásticas teve seu marco inicial prático ontem (25/1): mercados da cidade deixaram de fornecê-las a seus consumidores. Elas são um problema ambiental; demoram cem anos para decompor-se. Alegra-me que nos deixarão.

Por outro lado, o que é insuportável é o oportunismo de certos setores comerciais e industriais. Passou-se toda a culpa para o consumidor, como se mais ninguém tivesse nada a ver com o assunto. Em nome de uma bela causa, o meio ambiente, faz-se “caridade com chapéu alheio”: também o custo foi todo transferido ao consumidor. Assim lhes é fácil e indolor.

O esquema de substituição proposto é, no mínimo, espúrio. Os supermercados fornecem ecobags (a um preço alto) e sacolinhas biodegradáveis (R$ 0,19 cada) e fica por isso mesmo. Como apurou reportagem desta Tribuna de 24/1, o uso doméstico das sacolinhas para, por exemplo, acomodação de lixo para coleta, terá de ser provido por sacos plásticos comprados. Entre sacolinhas e sacos de lixo, uma família de quatro pessoas pode ter um acréscimo de até R$ 50 no seu orçamento mensal. O consumo de plástico será o mesmo; apenas estará devidamente subsidiado.

O irritante é que indústria e comércio convenientemente se esqueceram que a introdução de tão “nefasta” embalagem deve-se a eles mesmos. Eles lançaram a novidade e nos acostumaram a ela. São as maravilhosas soluções que, com o passar do tempo, se mostram não tão boas assim, como a talidomida para as grávidas e pastilhas de cocaína para dor de dentes.

Creio que merecemos um mea culpa da indústria e do comércio. No mínimo.

* * *

Artigo publicado na Tribuna Impressa de Araraquara em  26/1/2012. Aqui.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: