214. O país dos canhotos

Estátua de Lênin em São Petersburgo, vitimada por uma atentado em 2010.

Há alguns dias, um leitor desta Tribuna afirmou estar São Paulo nas mãos de um partido de direita. Penso qual poderia ser essa agremiação, pois o Brasil é uma aberração política que não tem partidos desse matiz.

Quando me refiro a direita, penso em um partido que defenda estado mínimo e liberalismo econômico. Entre nós, há uma tendência malévola em associar regimes totalitários a políticas de direita, o que é de um maniqueísmo rasteiro. Tais regimes têm mais liames com a esquerda, do ponto de vista econômico: controle da economia pelo Estado, políticas de investimentos públicos, estado dilatado e onipresente.

No caso brasileiro, não existe direita por acomodação da classe política: há apenas conveniências. Mesmo o Regime Militar não pode ser considerado de direita: a economia, sob a batuta de Delfim Netto, regeu-se pela execução de grandes obras públicas, intervencionismo econômico e barreiras protecionistas, o que não deixa a dever a nenhum país do bloco soviético.

O partido brasileiro que atentasse seriamente contra o mastodonte sagrado do Estado brasileiro ganharia antipatia imediata de grande parcela da população. Estamos com a esquerda desde 1995, só que a social-democracia é mais leninista e, portanto, optou pela desestatização parcial da economia, de maneira muito similar à NEP — Nova Política Econômica, na sigla russa — de Lênin.

Como disse Lula nas eleições gerais de 2010, ele estava feliz “porque aquela eleição era a primeira em que todos os candidatos eram de esquerda”. Afirmação que em vez de aliviar, assusta. Assim, gostaria que me apontassem a tal direita que governa São Paulo.

* * *

Publicado na Tribuna Impressa (Araraquara/SP), em 10/1/2012. Aqui.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: