212. Feliz 1955

Embora a sombra do calendário maia deixe muita gente ressabiada, não vejo motivo para pânico. Afinal, quando os espanhóis chegaram ao México, os maias já eram uma civilização em declínio. Um calendário 500 anos adiantado, creio que estivesse de bom tamanho àquele povo.

Nem creio que o mundo vá acabar. Tampouco acabarão certos maus hábitos que grassam entre nós, habitantes do país-continente. O ano que vem será importante para o País e, por isso, vem prenhe de preocupações: hecatombes à parte, iremos às urnas escolher prefeitos e vereadores. A festa da democracia na terra do voto obrigatório; só faltam balões e mesários com língua-de-sogra nas seções eleitorais.

As eleições municipais, que tanto já agitam o noticiário, são vistas com ansiedade pela classe política porque definem o cenário para o próximo ato: as eleições gerais de 2014. Agora, é época de os políticos tirarem seu arsenal de ismos: populismo, fisiologismo, clientelismo, com destaque para o primeiro. E em busca de votos, sempre vale a receita deixada por Getúlio Vargas e que continua a render a generosos dividendos políticos: a fantasia de ‘pai dos pobres’. Quantos já não a usaram? Quantos não a usam? Parece que nossos mandatários mudam de corpo, mas são sempre o mesmo Vargas da “Revolução” de 1930, do Estado Novo e de sua volta triunfal “nos braços do povo”, em 1951. Sem tanta eloquência, é verdade.

Gostaria de comemorar, no voo da rolha do espumante, não a aurora desse nevoento 2012 de implicações mesoamericanas, mas o sepultamento definitivo de 1954, esse sim, o ano que não acabou.

* * *

Artigo publicado na Tribuna Impressa (Araraquara, São Paulo) de 31/12/2011. Disponível no Araraquara.com.

Anúncios
Post anterior
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: