199. Postiçagens

Quase tudo que leva o adjetivo postiço causa má impressão. É só citar, por exemplo, dentes postiços e o que nos vem à mente é uma dentadura, que geralmente tem algo que denuncia seu caráter excessivamente artificial, a pantomima: são dentes irreais, retilíneos, de um branco sem vida; uma perfeição inverossímil. Sem falar das perucas… ou daquela tela plástica tricolor que se colocava diante da tela dos televisores preto e branco; ou mesmo de certas leis e dispositivos jurídicos.

Não há termo melhor para esses objetos que postiçagens. Não perca tempo procurando-o no dicionário: não está lá. E as postiçagens não se resumem a esses objetos: há muitos outros exemplos e eu quero falar de um bem específico.

Há umas duas semanas, estava próximo a uma igreja de Araraquara. Uma igreja realmente simpática: arcos, colunas, a simplicidade do desenho da telha francesa e um campanário. Qual não foi o meu susto quando um ruído estranho, metálico, tomou conta da praça diante do templo. Apurando a audição, vi que o som irritante e intermitente vinha do campanário da igreja.

Era um repicar de sinos, mas não de sinos de verdade e sim de sinos postiços: uma gravação de sinos. Horrível. A igreja convertera-se em um grande telefone celular e emanava um toque polifônico; o som tomou conta de todo o espaço, de toda a praça, ricocheteava nas paredes e voltava, provocando terríveis ecos.

Parece que as gravações de sino tornaram-se algo comum. Lembro-me de ter ouvido, na cidade de São Paulo, algumas igrejas que usavam do mesmo expediente, mas cujo resultado não me parecera tão ruim.

A igrejinha simpática de Araraquara que usa os sinos virtuais não deveria mais fazê-lo. É quase polição sonora. Para que estragar a bela praça e a harmonia da igreja construída com tanto esmero com sinos que lembram mais as trombetas do Juízo Final que o ambiente agradável que deveriam (?) evocar?

Melhor deixar mudo o campanário.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: