156. Cancioneiro da Navarra (II)

Exórdio

Invoco ora as pirenaicas musas
porque já me proponho a grande faina:
o marceneiro, a poética plaina
sou; livrai-me das palavras confusas
pois não quero deixar mal-entendidos,
e quero meus leitores entretidos
com inúmeras façanhas abstrusas.

Que não me falte o divinho engenho
que vomitórios já tenho comigo
e purgantes brevemente consigo
para expelir esta história que cá tenho.
Eia, sus! Avante, fiel amigo!
Há muito que contar do sujo umbigo
de tantos nobres da face de lenho.

Ai de ti, minha Navarra sofrida!
Se ainda tens algo belo a admirar
é que os duques, em sono salutar
têm a avidez também adormecida.
Ora, só resta às províncias implorar
que não venha algum tributo exemplar
para roer a renda já roída.

Iniciamos pois a falar do agora
ou recuaremos a tempos passados?
Do domínio francês, bastante fados,
mas tantos, que a Musa, minha senhora,
ao segredar-mos, harpeja e tropeça
pois quer que eu eleja um tema com pressa
e diz-me já ser-lhe de dormir hora.

Vamos adiante, Musa preguiçosa!
Ou urge que eu te dê inspiração?
Não me estranharia tal situação,
já que no profundo dessa água lodosa
nutre-se aí tamanha podridão
capaz de destruir a inspiração
mesmo a u’a Musa tão gloriosa.

I

O Vice-Rei do Reino de Navarra
tanta asnidade tem por aí dito
que, valha-nos São Benedito!
é das Espanhas a maior bocarra
e seus turpilóquios a podre sabem,
nos quais só os muito parvos caem
incautos e tontos em sua garra;

Esse Vice-Rei que a muitos horroriza
diz-se Dom Capopede Calamares.
A ele damos loas nestes cantares,
em que nossa Pena pátria eterniza
as ricas horas de tão magna mula
das quais não nos salva nem papal bula.
Nada nos livra dessa leprosa coriza infernal.

Post anterior
Deixe um comentário

Deixe um comentário

