76. Comidas

Em cada fresta possível da cidade, encontra-se comida fugaz. Em mini-salões, carrinhos, mini-vans, a comida de aroma convidativo e aspecto duvidoso entrincheira-se e espera pelas vítimas. À saída das estações de metrô é o reino do milho: ou em espigas (cozido ou tostado) ou na tigelinha retangular de isopor, quando é cozido, retirado das espigas e temperado com mostrada, ketchup, maionese e queijo ralado, o que torna o pratinho em uma mistura graveolente, não recomendada para espaços fechados como as vans de lotação.

Fora o cachorro-quente que já se tornou prosaico por sua ampla abrangência e ubiquidade, chama a atenção a popularidade que criou entre nós o döner kebap, mais conhecido como churrasco grego, apesar da origem turca do prato. As máquinas usadas para o preparo do kebap também não são menos curiosas, sendo constituídas de uma caixa metálica alta cerca de quase dois metros, providas de um motor elétrico, bocas de gás e espeto giratório vertical acoplado ao já citado motor. No espeto, fatias de carne são dispostas umas sobre as outras, no espeto, em sentido horizontal, formando um rolo de carne. O espeto gira e a carne vai sendo assada pelos queimadores a gás, dispostos também verticalmente, nas paredes internas da caixa. Serve-se a iguaria cortando o rolando no sentido vertical e depositando os pedaços de carne assada em um pão (francês, geralmente) e condimentados com molhos e condimentos a gosto.

Os vendedores de kebap não escolhem muito os lugares onde ficam: há vários, mas espalhados. São muito vistos nos locais de comércio popular, como a ladeira General Carneiro, largo da Concórdia e rua 25 de março. Alguns incluem no preço cobrado pelo sanduíche um copo de refresco.

Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: