55. Ônibus

O dia está tão bonito,
o sol brilha alto e o céu vai tão azul.
E eu vou aqui, fodido,
socado no ônibus lotado.

Tem nego que não lava o sovaco,
mancha branca e cheiro de cebola
podre.

Tem nego que não lava a alma,
mancha etérea e cheiro de falcatrua
velha.

Uma mulher gritou:
“vagabundo, tá me encoxando”;
“que isso, dona, só tava passando”.
só tava passando.
No ônibus cheio,
o tapa foi ecoando.
E deu pau
e os dois desceram.

Perdeu o ponto?
O ponto de ônibus?
O relógio de ponto?
O ponto cruz?
O ponto de macumba?
Vai ganhar
uns pontos na cara.

Lá vem a gorda, meu deus,
lá vem a gorda.
Cheia de sacola,
de mochila
e com três ranhentos a reboque.
“Com licença, seu moço”,
“vai descer”, “vai descer”.

Pode sair do banco,
chegou a prenhe,
chegou o velho
e chegou o aleijado.
Todo mundo tem direito,
e você, que é normal,
vira cidadão de segunda classe,
vai se foder, vai se danar.

O mulher do meu lado me olha,
tem um olho esquisito,
tem um olho de cavalo,
um olho redondo,
de uma cor só,
tem um olho de boi.
Se comporta como boi,
o ônibus brecou, e ela foi.
Parecia um cavalo,
parecia um boi,
em duas patas.

Na hora de descer,
que caos,
um fulano na porta,
atravanca o caminho,
filho da puta, pessoa daninha,
camisa aberta, peito peludo.
Por causa do corno,
desci no outro ponto.
Bati a cabeça,
no balaústre.
Levaram a minha carteira,
e o cobrador,
safado, não deu meu troco!

Post seguinte
Deixe um comentário

5 Comentários

  1. Meu, fandárdigu! Genial… Ri horrores lendo aqui!

    Responder
  2. hey, gostei muito da poesia, estou fazendo um post sobre ônibus, coloquei sua poesia lá, tudo bem? Deixei um link para entrarem aqui para saberem o verdadeiro autor.

    Responder
  3. é engraçado e tem muito ritmo. gostei.

    Responder
  4. Sérgio F. Mendes

     /  11/07/2009

    Obrigado, Amanda.

    Obrigado Laize. Deixei um recado no seu blogue.

    Que bom, Renata. Sou mau poeta, e como todo mau poeta, tenho toneladas desses textos. Vou começar a desovar.

    Responder
  1. Quer emoção? Pegue um ônibus… « Laize Kasmirski Blog

Deixe um comentário

