Cartas litorâneas (XII)

Fiquei três meses no meu apartamento em que morei quando trabalhava, hoje ocupado pelo meu filho mais velho, sua esposa e meus dois netos. Antes de sair para trabalhar, escutei-o dando recomendações aos pequenos que não fizessem bagunça pois o vô está se recuperando. Os meus meninos são de ouro, assim como os meus netos, que não me deixam levantar para pegar um copo d’água. Depois de algum tempo, tive autorização médica para poder dar umas voltas pelo quarteirão e lentamente ia recuperando o ritmo da minha caminhada. Cada dia ia mais longe, passando por ruas desconhecidas e entrando em lojas dos mais variados artigos. Certa noite, estava eu no quarto e meu neto mais novo, com o qual divido a habitação, já estava dormindo, cismei de mexer da minha mala e achei, armafunhado na pressa com que meu filho recolheu alguns pertences pessoais para o meu uso aqui, uma folha de papel sulfite datilografada e dobrada em três. Ora, mas é a carta que o advogado bateu em minha casa! À luz do abajur comecei a lê-la, finalmente. Tratava-se não dum texto literário, mas duma carta batida em espaço um, com períodos intermináveis e sem parágrafos. Peguei meus óculos e comecei a ler. Era um agradecimento formal às alegrias que eu lhe trouxera sempre com as cartas, com a nossa troca de correspondência, que ficara feliz de conhecer-me antes de morrer e mais uma enfiada de sentimentalismos. No final, a última linha solta abaixo do corpo do texto dizia: Cuidado contigo. Uma forma estranha de dizer a alguém que tome cuidado, que seja feliz, etc., mas posta evidentemente de uma maneira estranha. Não era: Atenciosamente, nem sequer: Cordialmente, ou algo mais efusivo: Abraços fraternos. Era tão-só: Cuidado contigo.

Veja também: I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X e XI.

Post seguinte
Deixe um comentário

1 comentário

  1. Cartas litorâneas (XIII) « Hepáticas

Deixe um comentário

