Cartas litorâneas (VI)

Além da escrita das cartas, a outras coisas dediquei-me. À leitura principalmente. Li de tudo: grandes clássicos e livros de que ninguém nunca ouviu falar. A minha biblioteca não tem muitos livros, mas meus meninos sempre mos trazem emprestados. Certo dia, o meu mais novo trouxe um livro que me intrigou bastante. Tinha a capa amarela, um amarelo sólido. O título, em solitárias letras vermelhas: “Correspondência”. Separei-o para por ele começar a leitura. O menino saiu, dei-lhe as costumeiras advertências para que tomasse cuidado com o nevoeiro da serra e com a estrada. Fui preparar a janta e o livro, com suas cores magnéticas, puxou-me os olhos; abri-o e comecei a ler. Todos os textos em formatos de carta e, qual não foi a minha surpresa quando comecei a reconhecer trechos das minhas cartas naquelas cartas. Ainda não poderia afirmar que eram as minhas cartas, mas havia trechos que eram recorrentes, inclusive o estilo de escrita. Eram, sim, eu tinha quase certeza que eram as minhas cartas. Mas quem as poderia ter caçado através dos vários remetentes para reuni-las num único volume e com o seu nome, não o meu? E  aliás, não as escrevi para que fossem publicadas. Corri ao arquivo e procurei as cartas enviadas aos meus dois correspondentes – as únicas separadas por remetente – cheguei a conclusão de que havia sido o encarregado que surrupiara e adaptara as minhas cartas. Fiquei decepcionadíssimo com aquela traição de anos, que fora anos a fio enganado, enquanto minhas cartas iam sendo compiladas e alteradas, ao bel prazer do meu correspondente maníaco que, provavelmente, no escuro da sua alcova imunda, as recortava, colava as palavras e trechos como lhe parecessem mais conveniente e colava. Um estupro, uma violência, um defloramento!

Veja também: I, II, III, IV e V.

Deixe um comentário

1 comentário

  1. Cartas litorâneas (VII) « Hepáticas

Deixe um comentário

