Cartas litorâneas (III)

Dez cartas. E faço isso há mais de trinta anos. Aliás, hoje faz exatamente trinta anos que eu escrevo dez cartas por dia. Ao término da manhã de hoje, na última carta, coloquei seu número de registro: 109.570. Dez cartas, mas que não me tomam muito tempo; as mais longas não têm mais de dez linhas. Tomo café e levo a xícara para a mesa; sento-me, arrumo a máquina, alinho o papel e os meus dedos começam a socar o teclado, sozinhos. Não sou eu que redijo as cartas. Tampouco alguma força do além, pois não acredito nesse besteirol. Não conto nada disso a Olívia, pois dirá que sou louco e certamente deixar-me-á e irá morar com os nossos meninos. Ela sempre pergunta o porquê. Digo-lhe que são romances, crônicas, poesias. Mantenho os meus arquivos fechados a chave. Por que isso fica fechado a chave, pergunta Olívia. Digo que é por causa da naftalina que ponho para que as baratas não façam do móvel metálico reino magno império. Em tese, não deixa de ser verdade; começo: Peruíbe, 19 de março de 1999. Uma, duas, três linhas, tabulação três e meio. A/C De Laurentiis Perfis Metálicos S/C. Linha, parágrafo. Caros Senhores. Linha, uma duas, três, parágrafo. É com incomensurável prazer que vos redijo as linhas que abaixo brotam dos meus míseros dedos e que espero contar com a vossa humilde batida d’olhos. Parágrafo, linhas, uma, duas; abre aspas. Certa vez, quando eu ia à cidade nova, dois anjos começaram a seguir o carro, mas não eram exatamente anjos. Usavam terno e óculos de aros redondos e chapéu. Fizeram-me parar o carro. Desci do automóvel e um deles, esticando-me um libelo disse, dois pontos, abre aspas. Toma e lê. Ponto. Fecha aspas. Lembrei-me de Santo Agostinho. Será uma revelação? Mas não consigo lembrar-me de que livro se tratava. Fecha aspas. Parágrafo, duas linhas. Cordiais saudações na espera de pronta resposta, subscrevo-me…

Veja: I, II.

Post anterior
Post seguinte
Deixe um comentário

1 comentário

  1. Cartas litorâneas (IV) « Hepáticas

Deixe um comentário

